Curiosidades a respeito da diabetes

É verdade que beber água depois de come  doce causa diabetes?

Não,não é verdade. Ao ser ingerido e metabolizado, o açucar contido no doce, passa para o sangue aumentando a concentração desta molécula no plasma e para que haja uma diluição desta concentração sem que ocorra a desidratação celular por osmose, a pessoa tem que diluir este açucar o que é possível com a ingestão de água.


O fato de existir pessoas  diabéticas numa deteminada família implica que todos os outros são portadores dos genes da diabetes e desenvolverão a doença?

Não, mesmo que a possibilidade exista, afinal o gene está presente na família, a certeza só pode ser tida com a análise do cariótipo do indivíduo. O melhor remédio, contudo, é a precaução. Se há histórico de diabetes na família aconselha-se que a pessoa tenha uma alimentação moderada e pratique exercícios físicos regulares para que, caso o gene seja ativado, as consequências dessa doença não sejam manifestadas em sua severidade. Mesmo que o indivíduo leve uma vida saudável, não é motivo seguro para que ele não manfeste a doença.

Como era e como é produzida a insulina usada no tratamento de diabéticos insulino-dependentes?

Inicialmente, a insulina produzida para o tratamento da diabete tipo I era sintetizada somente a partir do pâncreas de bovinos e suínos, o que por muitas vezes gerava uma série de complicações nos pacientes que as utilizavam. A partir dos avanços tecnológicos obtidos pela medicina, técnicas mais seguras foram desenvolvidas para a produção de insulina humana, utilizando o método do DNA Recombinante. Essa técnica consiste em inserir o gene da da pró-insulina no plasmídeo da bactéria E.coli  que passa a produzir a protéina pró-insulinica que ao passar por outras etapas de purificação na indústria, servirá para o uso humano sem maiores complicações.

 



Fonte da Figura: netobio.wordpress.com